Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Journal d'une Femme de Chambre

Journal d'une Femme de Chambre

Há muitos diários, este é o meu

'Journal d'une Femme de Chambre' é, para além do titulo do meu blog, o título de um livro do Octave Mirbeau que foi adaptado para cinema numa produção homónima dirigida por Benoit Jacquot. 

Célestine uma jovem criada, formada em Paris na arte de bem servir, tal como eu, é enviada para uma casa de província onde tem que lidar com uma patroa rígida e um patrão com mãos atrevidas. 

A minha história pouco tem a ver com a da Célestine que se move entre a necessidade de cumprir as suas obrigações e o sentimento de que tem de fugir da sua condição de pequena escrava.Eu não me formei numa dessas casas que agenciavam jovens e pululavam na Paris do século XIX, a minha formação foi obtida nos hotéis onde trabalhei, depois de deixar a minha primeira patroa e da minha menina as minhas condições de trabalho foram sempre diferentes (para melhor) das dela mas, compreendo a sua luta interior. Compreendo a sua dificuldade em abdicar de si para servir os outros, por isso, me identifico e adoptei o título para o blog. Por isso e porque também já tive a minha paixoneta por um rude jardineiro de pés cravejados de calos por causa das botas grosseiras...

 

 

ps Hoje a RTP2 passou o filme. Tem um guarda roupa horrivel, completamente desadequado e percebe-se que não foi alvo de grande investigação pelo que há anacronismos nos trajes e objetos que nos assaltam a vista a cada cena mas, é um bom filme, se ainda puderem, aproveitem.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Facebook

Eu no Facebook

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D